segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CURTAS... e finas!


hahahahaha

O título é um plágio à penúltima postagem no Blog da Bianca ("Curta e grossa")... rsrsrs


São pequenas dicas de etiqueta que "pesquei" do livro "Na Sala com Danuza 2".

Divirtam-se!



(SOBRE JANTARES - E OUTRAS RECEPÇÕES)


1. Pessoas são convidadas não para serem alimentadas, mas para contribuírem de alguma maneira com o sucesso da reunião. Com seu charme, sua beleza, sua inteligência, sua capacidade de serem divertidas. Faça sua parte com brilho.

2. Qual a lembrança que fica de um jantar? O serviço perfeito? As louças valiosas? A prataria preciosa? O requinte dos pratos? Esse conjunto é realmente sedutor. Mas ao lado de todas essas maravilhas é preciso que haja aquela mágica, que não depende da dona da casa nem dos convidados. Quando acontece, o jantar se torna aquele acontecimento do qual você nunca vai esquecer.

3. Não misture família em suas festas (com amigos). Embora adorando nossos parentes, os amigos não têm culpa disso.

4. Jamais comece a convidar com a frase: "O que você vai fazer na quinta-feira?" Essa pergunta é uma cilada, pois só comporta dois tipos de resposta. Ou "Tenho um jantar ou "Nada", o que é um grande risco. Já pensou se te convidam pra um baile funk, pra ser jurado do Concurso de Miss Verão ou pra um campeonato de tranca?

5. Se você algum dia deu um jantar, então sabe o que é a solidão da manhã seguinte, quando está louca pra comentar a noite, saber o que as pessoas acharam, se tudo funcionou bem etc., e ninguém telefona. Pense nisso e, sendo a anfitriã sua amiga íntima, ligue - ela vai adorar.



(SOBRE EMPRÉSTIMOS)


6. Não é a qualquer pessoa que se pode pedir alguma coisa emprestada. Há pessoas que não gostam, e essas pessoas geralmente nunca pedem nada.

7. Antes de emprestar, avise que você empresta numa boa, mas tem o péssimo hábito de querer de volta.



(SOBRE PESSOAS E ENCONTROS)


8. Tratar uma pessoa mais velha por "você" é uma coisa que, contrariando todas as regras, costuma alegrar muito o coração de um idoso.

9. Quando você chega a uma casa, bar ou restaurante e encontra um grupo já instalado, não é preciso estender a mão ou beijar cada um. Dê um alô geral e tudo bem.

10. Se sua babá te convidou para ser madrinha de casamento, nada de ir simplesinha, com medo de chocar. Vá superelegante, foi pra isso que ela te chamou. E não se esqueça de mandar de presente o mais caro dos eletrodomésticos. Foi pra isso também que ela te convidou.



(SOBRE VIAGENS)


11. Pintou uma viagem. Você fica louco pra ir, claro, mas imediatamente entram as dúvidas, as inseguranças, as culpas. "O dólar está muito caro". "E se eu perder o emprego?" "Vou deixar meu marido, meus filhos?" "Logo agora que as ações estão em alta?" "Logo agora que as ações estão em baixa?" TUDO BOBAGEM. Vá, vá e vá. Vai voltar novo, revigorado, mais bonito, mais feliz, enriquecido; esqueça a obrigação de sofrer (que todos nós temos), não pense, vá e depois me conte.

12. Nunca pergunte aos amigos se desejam alguma coisa, tipo encomenda. Alguém pode querer ("É facílimo de encontrar", eles dizem) e olha a encrenca que você arranjou. Quando isso acontecer, diga francamente que não vai ter tempo, que a viagem é muito rápida etc. Ou faça como Guilherme Guimarães, que diz: "Claro, meu amor", põe a listinha e os dólares na gaveta e esquece. Quando volta, devolve e fala, com a cara mais cândida, que não encontrou. Está bem, sou uma peste, mas convenhamos que encomenda é dose - ou não?

13. Mas, se você não resistiu e pediu a um amigo que te comprasse alguma coisa, quando for entregar o dinheiro - encomenda sem dinheiro, nem pensar - dependendo da situação financeira e da intimidade entre os dois, dê uns dólares a mais e diga que, no dia de fazer a tal compra, ele é seu convidado para almoçar. Que ele pense em você, te erga um brinde e depois te conte tudo.

14. Duas pessoas se adoram, vão viajar juntas e não dá certo. Acontece. uma adora comer, a outra não liga e quer emagrecer. Uma adora compras, a outra detesta vitrines. Uma acorda já querendo ir pra rua, a outra precisa de um tempo. Em viagem, as pessoas ficam muito tempo juntas, pra não dizer o tempo inteiro. Até casais casadérrimos passam a ter uma convivência muito maior do que na cidade onde moram, e o que não é problema em circunstâncias normais vira uma complicação quando se viaja. Olha, é bom pesar tudo isso antes de embarcar.

15. A não ser que você tenha menos de 20 anos e que esta seja sua primeira viagem, evite reuniões para mostrar as fotos, contar os filmes que viu, as peças de teatro etc. Afinal, a quem interessa uma viagem, a não ser a quem a fez? (acréscimo da Cibele - [pessoas que viram as 2000 fotos da nossa última viagem: DESCULPEM-ME!!! rsrsrs)]


(CONSELHOS)


16. Em briga de casal, ouça, se não puder evitar, e procure ser o mais neutro possível. Nem pensar em dizer: "Bom, já que as coisas estão nesse pé, vou te contar..." etc. Quando eles reatam, sobra pra você. E tem mais: Nunca seja confidente dos dois lados.

17. Nunca chegue em casa de ninguém sem avisar, a não ser que você tenha se sentido mal exatamente na porta da casa do seu amigo. Assim mesmo, interfone.


E aí? Você tem alguma dica pra dar? Comente aí!


2 comentários:

Fabiola disse...

hehehehe...Gostei Ci...principalmente porque ela citou as tuas 2.000 fotos...rsrs... Mas é assim mesmo, quando a gente viaja ou vivencia algo maravilhoso, a vontade é que todos aqueles que a gente quer bem participe disto tb, mas sei como é, fica dificil transportar a emocao do momento em uma foto! Já passei por isso muitas vezes! Mas eu ADORO ver fotos!
bjin

Lilian disse...

ADOREI!
Principalmente o lembrete do INTERFONE!!! O cara que inventou isso merecia um presentão!!!
Assim, pelo menos dá tempo de trocar o pijama de volta pela roupa normal... rsrsrsrsrs...

E quanto às fotos... Nada melhor do que o que vcs fizeram... para os interneteiros de plantão, ir vendo as fotos postadas durante a viagem é como se pudéssemos de alguma forma participar dos momentos mais especiais ou inusitados que aconteceram... ;)

Seguidores