sexta-feira, 26 de junho de 2009

GOSTAR É RETRIBUIÇÃO


GOSTAR É UMA RETRIBUIÇÃO


Pense nas pessoas que você mais gosta. Posso apostar que a enorme maioria delas também gosta de você (ou pelo menos você acredita nisso...).

Pense agora nas crianças que lhe são mais queridas (não vale pensar em filho, neto ou sobrinho!). Também aposto que são crianças fáceis de lidar... Não é assim que funciona? Gostamos de quem gosta da gente!

Muitas vezes a mesma pessoa pode parecer antipática para uns, e fantásticas para outros... tudo vai depender da atitude dela para com os outros.

Vamos falar de crianças, que é um exemplo muito bom – afinal elas ainda são consideradas “puras”, ou incapazes de forjar um sentimento. Quantas vezes achamos uma criança totalmente sem graça ou mesmo detestável, enquanto que outros a consideram “um doce”? Geralmente esta nossa antipatia está associada a algum tipo de rejeição por parte da criança (choro, grito, ou até tapas ao se aproximarem da gente). Em contrapartida, aquela criança que vive dando vexame em lugares públicos, faz a maior bagunça – mas demonstra afeição por nós – é amada e até achamos graça de suas travessuras... Talvez isso explique por que mães, pais, avós e tias fiquem tão cegos às chatices de seus pequenos... gostar é retribuição!

Voltando aos adultos, quantas vezes deixamos de falar com uma pessoa ao saber que ela falou mal de nós? Quantas vezes deixamos de cumprimentar alguém porque ele/ela não nos cumprimentou primeiro? (o círculo pode se tornar vicioso e ninguém cumprimentará ninguém, nunca!)

Da mesma forma, quantas vezes passamos a gostar de alguém só por sabermos que esse alguém se referiu a nós de forma carinhosa?

É por isso que precisamos de aprender a ceder... a ouvir... a dar chance aos outros! Será que a pessoa realmente falou mal de você? Será que ela não te cumprimentou porque você também deixou de cumprimentá-la ontem, simplesmente por estar distraído? Será que a criança não gosta mesmo de você?

É claro que há muitas pessoas que não gostam mesmo da gente, e crianças que demorarão a nos apreciar... (As pessoas têm o direito de gostarem de quem quiserem!) Mas dê ao menos uma chance para que ela manifeste o que realmente sente por você. Ceda um pouco! E se depois disso não der certo mesmo, se não houver afinidades entre vocês, parta pra outra amizade; afinal, GOSTAR É RETRIBUIÇÃO!

Nenhum comentário:

Seguidores