sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SER DIFERENTE É OUSAR


Já faz tempo que queria escrever sobre esse tema, mas faltava aquele "empurrãozinho", aquela motivação...

Pois a motivação veio!


Fábio e eu sempre comentamos que certas decisões da vida são muito mais difíceis do que as pessoas pensam, e justamente porque vão de encontro à maré... e todo mundo sabe como é difícil nadar contra a corrente!

E o fato é que muitas vezes as pessoas pensam que nadamos contra a corrente só para provocá-las! ... Mas não! Mesmo porque nadar a favor da maré é muuuuito mais fácil!


E aí fiz uma pesquisinha no Google e achei dois trechos interessantíssimos de Blogs. O primeiro é de um blog de uma adolescente (infelizmente não anotei o nome dela e depois não consegui mais encontrar o tal blog... fucei demais e me perdi! rsrsrs)


O segundo trecho é de um rapaz que optou por cursar História e não se conforma com o fato das pessoas o questionarem tanto (afinal, porque ele não escolheu Direito, Administração, Informática, como todo mundo? rsrsrs)


Achei os textos ótimos! Confira:



"Quer uma vida mole?
Seja comum.
Seja igual aos outros.
Faça o que todo mundo faz.
Deste modo, dá pra perceber os erros dos outros e evitá-los.
Dá pra saber quais atitudes são válidas e quais não são.
Agindo assim não haverá necessidade de testar as situações, ver se dá pé ou não.
Não há nada novo, apenas uma reprodução do que acontece com o resto do povo.
Você, no final das contas, vai acabar gostando de Leka e de sertanejo, vai rejeitar a Alca e só usar roupa da moda, mas não vai ter muitos problemas para se relacionar com o resto da turma. Agora ...tente ser diferente!
Ser diferente é difícil.
Haja força de vontade, haja convicção, para se manter preso aos seus ideais, às suas idéias, às suas vontades, aos seus interesses.
Ser diferente exige paciência para aturar a falta de compreensão dos outros.Grande parte do povo com quem convivemos não tem respeito pelas opiniões, gostos e escolhas dos outros.
Muitos podem até demonstrar um certo respeito quando estão junto com os "diferentes", mas é só virarem as costas que o veneno escorre e a chuva de críticas jorra.
Falsidade pouca é bobagem. Hipocrisia pouca é bobagem.Remar contra a corrente às vezes é muito chato.Ser diferente às vezes dói." (extraído do blog de uma menina - não conheço a autoria do texto)


"Certa vez ouvi uma poetisa descrevendo seu pensamento sobre isso. Ela dizia que a razão está sempre escondida. Isso a que normalmente damos nome de 'razão' são máscaras, mentiras, equívocos, farsas. A nossa verdade anda sempre enterrada no fundo do nosso ser e colocá-la para fora é virar maluco aos olhos da sociedade “sã”. Com outras palavras, o filósofo Hegel no prefácio a 'Fenomenologia do Espírito' declara que a razão é sempre uma violência que se faz àquilo que normalmente se toma como verdade. A razão é sempre o contrário do que normalmente se pensa. Observação: Hegel era doido. Felizmente existiram outros doidos, como o poeta T.S. Eliot, que disse algo parecido: “Num país de fugitivos aquele que caminha na direção contrária parece estar fugindo”.

Rubem Alves, em um dos seus muitos, livros declarou: Quem caminha na direção contrária é Deus. As pessoas religiosas vivem é tentando convencer Deus a andar na direção em que elas estão andando. Para isso até lhe oferecem suborno, rezas, sacrifícios. Mas Deus não muda de opinião. No famoso e belíssimo Sermão do Monte, Jesus manda termos misericórdia dos nossos inimigos. Isso é doideira. Maluquice maior é Deus dizer que todo velho tem que virar menino. Nicodemos ouvindo isso da boca de Jesus achou que era broma ou piração. “Velho não pode entrar de novo na barriga da mãe”, ele argumentou. Jesus lhe respondeu: “Tolo! Você não entende poesia? Isso é metáfora. Vá ver O Carteiro e o Poeta e só depois volte para conversar comigo!”. Da próxima vez que alguém me perguntar porque faço isso ou aquilo, eu tentarei explicar. Sou compreensivo: Ele é normal, racional. Igual a todo mundo. É previsível. Vê o mundo como todo mundo vê. Deve usar pijama de bolinha, cueca branca e assistir Jornal Nacional todos os dias. Come tédio com gosto. Todo mundo come. É normal. E se todo mundo come deve ser bom. Deve ser o jeito certo de se viver. Vai também morrer do jeito certo, sem nunca ter ousado ser diferente, sem nunca ter pensado diferente. Na verdade, pensando bem, tentar explicar tudo isso é maldade. Se eu lhe abrir os olhos, vou estar lhe dando um enorme fardo para carregar. Ser diferente dá trabalho. É cansativo. Melhor mesmo é pensar que todos somos iguais. A gente não cobiça aquilo que desconhece. Vou facilitar as coisas. Ao invés de ficar tentando explicar o porquê, vou dizer apenas: é porque eu gosto." (Cayo Matheus)


Ser diferente é muito mais difícil do que você pensa!

4 comentários:

Érica Lenita Blog´s disse...

Ser diferente incomoda! A gente sente na pele quando não tomamos as mesmas atitudes ou não temos as mesmas opiniões que as pessoas ao nosso redor. Mas que bom que nem todos são iguais, caso contrário o mundo seria chato demais!

Bjão!!

Danuza Tigreza disse...

Tá parecendo uma jaca mole caindo da rede
HAHAHAHAHA

Alberto disse...

Chato...

Unknown disse...

Ainda bem que somos diferentes.
Já pensou se no mundo só existissem "Danuzas" e "Albertos"??!?!
Viva as diferenças!!!!

Seguidores