terça-feira, 27 de outubro de 2009

Caluniadores escondem-se sob o manto do "falso nome"

A palavra pseudônimo, de origem grega, significa "falso nome". Juridicamente, definiu-a Ferrara: “Um nome convencional, livremente escolhido pelo indivíduo para disfarçar a sua personalidade”.

O uso de pseudônimo costuma ser exigido em concursos literários. É que, impondo-se aos concorrentes a utilização de falso nome, garante-se-lhes a imparcialidade do júri, que apreciará os trabalhos inscritos sem conhecimento da identidade de quem verdadeiramente os assina.

O artigo 19 do novo Código Civil Brasileiro reza que o pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome. Assim, se alguém escolhe um pseudônimo idêntico a outro, pertencente à pessoa que o tenha usado primeiro, poderá este impedir que aquele continue a usá-lo, impondo-lhe a modificação do falso nome.

O pseudônimo não se confunde com o chamado "nome suposto". O primeiro serve para disfarçar a identidade de determinada pessoa somente em relação a certa atividade lícita por ela exercida, ao passo que o "nome suposto" revela um interesse na dissimulação absoluta da personalidade, provavelmente para ocultar um ato ilícito, o envio de uma mensagem eletrônica caluniosa, por exemplo. Logo, juridicamente, e-mails caluniosos não são assinados por pseudônimos, antes por nomes supostos.

“Danuza” e “Alberto” são nomes supostos de pessoas que preferem ficar escondidas ao invés de lançarem suas opiniões de cara limpa!
Acho bacana ter a participação de vocês, mas não da forma que vocês têm feito...
Comentários “encobertos” por nomes falsos, não merecem qualquer atenção...

Lamento pela insatisfação de vocês... e por não terem coragem pra assumir suas opiniões!

11 comentários:

Danuza Tigreza disse...

Aaaaaaaaaaaaaaaaaah agora sim esse blog chatíssimo tá ficando pelo menos interessante!
Essa Danuza que vc escreveu deve ser eu né? Amo-o-o-o-r Danuza é meu nome mesmo que-ri-da! Só a Tigreza que não é verdadeiro, claro, mas coloquei pq os homens a-do-ram isso. Aliás, mande uma rugidinha da Tigreza ao seu! UAAAAAAAAAAAAAU!!! E calúnia? desconheço esse fato. Aliás, coloca um texto aí sobre calúnia. Obriggada querida, amada, jaca mole.
Beijos e unhadinhas da Tigreza.

Unknown disse...

Ela deve ter colocado com Z para combinar com o nome... rsrs

Danuza Tigreza disse...

AHAHAHA
Tigreza ou Tigresa?
Faz um texto sobre isso também Citrapetita (aaafe que nick horroroso pra se colocar num blog)...já que falta o que fazer.
HAHAHAHAHAHA

Tigresa (com S, não sou analfabeta) disse...

É... pelo jeito não sabe mesmo escrever....

Fabiola disse...

afff..... nossa, a coisa ta quente neste blog....ta melhor que novela das oito !!!!! ...kkkkkkkkk....

Érica Lenita Blog´s disse...

A TigreZa sumiu? Parece que acalmou...

Alberto disse...

Meu nome é, de fato, Alberto e minha opiniões estão aí pra quem quiser ler.
Vai me dizer que não é bom ter opiniões diversas? Só gente conhecida e puxa saco não dá graça nenhuma.

Danuza Tigreza disse...

Essa Citrapetita ai é uma tonta mesmo...certeza que o marido tem pinto mole!! HAHAHAHA. Cheia de frescura desse jeito, mal resolvida e mal comida.. essa outra erica aí, credo, alem de feia é chata e certeza tbem que o marido dela é outro de pinto mole. Credo gente, preciso conhecer esses homens seus, corajoooooooosos! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHA.. RUGIDINHA DA TIGREZA PRA VCS AMOOOOORES MEUS!!!

Cibele disse...

Querida Danuza:
Vc tem uma fixação com "pinto mole", não???
Não sabe falar de outra coisa... Que falta de cultura! Vc anda sem assunto, meu bem...
Vê se te manca!

Tigresa (com S, não sou analfabeta) disse...

TigreZa gosta de pinto mole? Pinto duro não faz o seu tipo? Hahahaha coitadinha.

Unknown disse...

Tia Ci,adorei os textos do seu blog, você como sempre super polêmica.Parabéns !
Segue abaixo um texto que achei muito interessante e se quiser postar será legal.
Bjos...
PS:Meu tio tá bem?rs...


Texto:Elisa Lucinda - "SÓ DE SACANAGEM".

Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta a prova? Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro. Do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta a prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e todos os justos que os precederam. 'Não roubarás!', 'Devolva o lápis do coleguinha', 'Esse apontador não é seu, minha filha'. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até habeas corpus preventiva, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará! Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!
Dirão: 'Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!
E eu vou dizer: 'Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.'
Vamo pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal.
Dirão: 'É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!'
E eu direi: 'Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!'
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quizer, vai dar pra mudar o final!

Seguidores