sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A arte de construir ou reformar


Quem me conhece, sabe. Sou casada há 17 anos e já estou na 9ª casa. Dessas 9 moradas, 5 foram reformadas antes da nossa mudança.


Já morei em quitinete de 20 metros quadrados (alguém sabe como se escreve o "2" em cima do "m"??) e hoje moro numa casa 10 vezes maior; já morei em bairro bom e em bairro ruim; morei em casa própria e também fui inquilina... enfim, tenho uma boa experiência no assunto "morar".


E aí resolvi escrever algums coisas que acho fundamentais e das quais não abro mão numa próxima casa (quem sabe? rsrsrs)


- A casa tem que ter o estilo de seus donos. Isso significa dizer que a planta deve atender à necessidade de seus ocupantes.


- Casa térrea é melhor do que sobrado (e os dois são melhores do que um apartamento).


- Os quartos devem ser separados da ala social (sala, cozinha e jantar).


- Os lavabos devem ficar longe da entrada principal e do local de refeições (não precisa nem explicação, né?)


-Tapetes em sala de jantar não são nada práticos.


COZINHA:


- Pia em linha reta permite melhor movimentação e espaço para mais ajudantes.


- Piso claro? Nem pensar!!!! Cozinha é lugar de respingo e de gordura! Se quiser um piso claro, que não seja liso (de uma cor só).


- A pia deve ter altura boa para a dona da casa (o mais alto possível para a dona da casa).


- Panelas e potes plásticos ficam melhor armazenados em gavetões.


- Gavetas para talheres devem ser grandes e com divisórias.


- O escorredor de louça de parede permite que haja mais espaço na pia. Por este motivo, se possível, evite colocar o vitrô da cozinha na frente (ou seria atrás??) da pia.


- Estique as mãos para o alto: é nessa altura que deverão ficar os armários suspensos. Aliás, se possível, mantenha no projeto apenas os armários baixos: o projeto fica mais barato, você tem menos coisas pra limpar, as louças ficam mais acessíveis, e o visual da cozinha fica mais limpo.


- Os móveis devem ir até o chão ou até o teto, evitando aqueles espaços que servem apenas para juntar poeira. Assim, planeje bases de concreto para a pia da cozinha, para o lavatório do banheiro e qualquer outro móvel que você puder ficar (não se esqueça que a base deve ser menor que a profundidade do armário, para o encaixe dos pés...). E os armários suspensos devem ser aproveitados até o teto (ou providencie o fechamento do vão).


- Se você vai ter uma área de lazer fora da casa, evite ter 2 cozinhas (nunca dá certo!). Faça com que a cozinha da casa sirva tanto a sala de jantar como a área de lazer. Você evita o vai-e-vem com louças, temperos e acessórios de cozinha! (se insistir em ter 2 cozinhas, não diga depois que não te avisaram...)


BANHEIROS


- A área de banho (chuveiro) deve ser protegida por box, preferencialmente vidro temperado (evite os vidros lisos).


- Nada de colocar piso branco ou de cor clara e sem desenhos! Banheiro é lugar de pêlos, cabelos, respingos... A não ser que você goste de sentar no vaso sanitário e contar quantos cabelos você perdeu na última escovada...


- Banheira de hidromassagem: se você já está acostumado com ela, ótimo; senão, desista. Você vai usá-la 3 vezes no ano, mas sua faxineira vai ter que limpá-la sempre. Melhor pensar em 2 chuveiros no box... mais barato e muito mais divertido!


- "Azulejar" (ou melhor: revestir) apenas as áreas mais expostas à umidade (no wc: box e lavatório; na cozinha: área da pia e do fogão). A pintura é uma tendência cada vez mais comum porque combina com diversos materiais e sua composição requer apenas água e sabão neutro.


- Muito rejunte em áreas úmidas significa limpeza dobrada. Evite pastilhas em boxes ou próximo a pias e lavatórios.


DORMITÓRIOS


- Ar condicionado em quarto é um investimento e tanto! MAs tem que ser o silencioso (split) e com ar quente e frio!


- Camas fixas são maravilhosas! Aquele vão embaixo das camas tradicionais só serve para juntar poeira!


- Closet aberto é problema: as roupas ficam expostas à poeira e à ação da luz. Se for próximo do banheiro, faça uma porta para isolar as roupas do vapor e não se esqueça de caprichar no vitrô para arejar o ambiente!


- Sacada tem que ter torneira e ralo! (Lembre-se daquelas casas onde, ao invés de ralo, existe um "caninho" que solta a água bem na cabeça de quem está na calçada... coisa feia, né?) Aliás, se a sacada não tem uma função importante - como secar a roupa, servir como área de descanso numa rede etc - não faça!


ESCRITÓRIO


- Reservar um cômodo como escritório é melhor do que ter um "dormitório-escritório".


- Para esconder a fiação de computador, impressora, telefone etc nada melhor que fazer um "armário" com 10 cm de profundidade abaixo da mesa de trabalho. Duas portinhas discretas escondem a fiação e permitem acesso fácil e limpo às tomadas.


GARAGEM


- Não se esqueça de colocar pelo menos uma torneira (e que a mangueira já fique lá, no jeito).


- Tomadas também são importantes (pra ligar o som, o aspirador, o "pisca-pisca" de Natal...).


- Pelo menos uma lâmpada deve ter o interruptor na própria garagem (pra que você não precise abrir a porta da sala para acender a luz da garagem, ao chegar, à noite). Ou tenha um sensor de presença!


- Se possível, instale um pequeno armário com rodo, vassoura, coisas do carro...


- Não se esqueça da campainha e da caixa de correspondências! (na minha profissão, sofro muito com isso... você não tem idéia de quantas casas não tem nem uma, nem outra!)

E se as duas estiverem no lado de dentro da garagem, não esqueça de deixar um "buraco" no portão para que se tenha acesso fácil a elas!


- Portões automáticos são indispensáveis hoje em dia! (as você só vai reconhecer isso num dia de chuva intensa!)


GERAIS


- Não economize em caixinhas e conduítes!


- Porcelanatos são lindos, mas em áreas sociais (de alto tráfego), estarão riscados em pouquíssimo tempo.


- Floreiras em janelas e lajes são "coisas de arquiteto". Se você não for um jardineiro nato, resista a essa idéia! Ou faça um contrato com o arquiteto para a poda e replantio...


- Enquanto a casa não estiver totalmente pronta, não se instale! Caso você não resista, saiba que o que ficou por terminar dificilmente será concluído! Não tenha pressa... se tem que refazer alguma coisa, faça-o já! Com a casa ocupada vai ser bem mais difícil fazer o serviço depois!


- E a principal dica: o tempo previsto não vai ser cumprido, o orçamento previsto vai "estourar", os profissionais vão te causar aborrecimentos, você vai pensar: "Por que fui me meter nisso?" mas quando você finalmente concluir a obra... verá o quanto valeu a pena!


Se já passou por isso... sabe!

Se está construindo/reformando... calma! rsrsrs

Se vai construir/reformar... boa sorte!






Um comentário:

Unknown disse...

para escrever o "2" sobre o "metro quadrado", basta pressionar e segurar: CTRL + ALT + 2

cm²

Beijos e parabéns pelo Blog!

Seguidores