quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR


Hoje é dia desse profissional tão maltratado ultimamente... o professor!


Tarefa árdua essa de educar as novas gerações!


Na minha época (e olha que não sou tão velha assim) os alunos tinham muito respeito pelos professores... Tá certo que também judiávamos de alguns, mas eram coisinhas bobas, como falar sem parar na aula, jogar giz quando a professora estava de costas, colocar pó de giz na cadeira... E chamávamos as professoras de "Dona" e os professores de "Seo": era "Dona Ana", "Dona Cristina", "Seo Waldemar" etc. Ou então, quando mais novos, de "Tia"!


Hoje as crianças chamam de "Prô"... E não tem essa de ter muito respeito não! Minha prima, que é professora no interior, disse que seus alunos (crianças menores de 7 anos) dizem pra ela: "Sai da frente, prô! Quero copiar o que está na lousa..."


E "ai" da professora que resolver conversar seriamente com seu aluninho rebelde! É confusão na certa! E quando os pais são chamados, preferem acreditar nos seus anjinhos do que na professora...


Há alguns dias vi uma reportagem na TV sobre um "castigo" que a diretora deu ao aluno que pichou as paredes da escola: fez com que o menino pintasse novamente as paredes, mas cometeu o "erro" de ridicularizá-lo perante os colegas... A mãe ficou ofendidíssima! Disse que o que o filho fez foi errado, mas não precisava escrachar!


Tá certo que tem muito professor que não deveria ocupar essa função, por não ter o mínimo preparo! Vão à escola por obrigação, e desempenham o seu trabalho com muita má vontade...

Mas esses não podem ser chamados de professores, e muito menos de educadores.


Hoje tenho que homenagear uma verdadeira educadora, minha professora de Língua Portuguesa na Escola Indaiá (hoje Escola Carolina Augusta Seraphim, em Rio Claro), Dona Ana Maria Oehlmeyer!!!

Essa sim, é um grande exemplo!


Dona Ana era professora de Português, mas ia além de suas atribuições.

Com a ajuda de todos os alunos, montou na nossa sala uma pequena biblioteca, de onde emprestávamos os livros que seriam objeto de questionário. Também mantinha nessa biblioteca suplementos de turismo de grandes jornais, que utilizávamos para aprender sobre o mundo! Tínhamos que ler o suplemento escolhido, complementar com pesquisa, e expor para a classe. Ou seja, toda semana aprendíamos algo novo sobre um Estado, um país, ou mesmo uma cidade!E Dona Ana complementava nossa explanação com sua própria experiência, já que conhecia muitos lugares!


Outra coisa que ela nos proporcionou: todos os dias, nos primeiros minutos da aula, um aluno ia até a frente da classe e apresentava um pensamento... escrevia-o na lousa e explanava sobre o tema, de forma rápida. Cada dia, um aluno! E íamos anotando num caderno reservado especialmente a isso... Que tempo bom! E aí vinham aquelas frases: "Seja como o sândalo, que perfuma até mesmo o machado que o fere"... ou "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando"... hahaha É divertido lembrar disso tudo!


E como ela era alérgica à giz, em dia de prova, era eu quem passava a prova na lousa (sim, a prova era escrita na lousa e copiada pelos alunos). Eu copiava de uma folha de almaço, e depois respondia diretamente nessa folha!


Felizmente ainda tenho contato com essa grande "mestra"! O destino acabou aproximando nossas famílias! Ela, a mãe e a irmã possuem uma casa no mesmo Residencial onde moram meus pais! Que bom! Dessa forma posso sempre agradecê-la por ter sido tão marcante em minha vida e também na de muitos outros colegas!


Dona Ana: à senhora, a minha homenagem neste dia!

4 comentários:

Fabiola disse...

Aposto que voce era a melhor aluna de portugues da D.Ana... pois hj em dia vc é a professora de todos nós !! Gracas a D. Ana !!! hehehehe...
Eu também tive professores exemplares no ginasio, daqueles que sabiam tudo, a matéria saía da boca, da cabeca e nao era ditada de um livro...E olha que era escola estadual, hein...?
Eu tenho a opiniao que vamos á escola na fase errada da vida... como era bom e nao sabíamos, né?
bj

Érica Lenita Blog´s disse...

Nuss esse blog já está com teia de aranha.... hihihi

Érica Lenita Blog´s disse...

Cadê os textos? Cadê as polêmicas? Meu blog está mais barraqueiro e animado que o seu!!!

Samuel disse...

Muito bem ! 10 na sua fichinha de participação hoje !

Abração do ex-aluno da Dona Ana,

Samuel

Seguidores