quarta-feira, 12 de março de 2014

O problema do Brasil é o povo que vive nele

Todos os dias vejo postagens nas redes sociais falando mal do Brasil. 

E as pessoas que escrevem ou compartilham essas coisas são moradores daqui. Nem posso dizer que são brasileiros, porque eles mesmos dizem "os brasileiros são sem-educação", "os brasileiros são idiotas", "Brasil: um país de tolos"... e por aí vai. Ou seja: "os brasileiros são; eu estou fora dessa lista".

E na verdade é isso mesmo. O povo que vive aqui, como já escrevi em outra oportunidade, "se acha" estrangeiro. Dizem com a boca cheia "sou descendente de alemão", "sou descendente de italiano", "minha família é da região da Bavária" etc. Então, eles estão aqui de passagem. E acham o cúmulo ter que conviver com esse povo burro, mal-educado, sem-vergonha...

Quando leio essas coisas, me dá uma vontade enorme de dizer pro sujeito: "Volta pra tua terra, companheiro! Se lá é tão bom..." 

Hoje mesmo assisti a um vídeo de uma tal de Julia Jolie (ou algo parecido) onde ela relata, de forma exaltada, que morou um tempo nos Estados Unidos e lá as pessoas são educadas, dizem "I´m Sorry" a todo momento, cumprimentam os outros... e que aqui, "os brasileiros" são muito mal-educados, não pedem desculpa nunca, não saem da frente quando se pede licença, não cumprimentam... enfim, uma lástima! (Detalhe importante: ela mora no Rio de Janeiro.)

E ainda tem aquele vídeo famosíssimo da Carla Dauden, a cineasta que  vive em Los Angeles há cinco anos (onde fez faculdade de cinema), só foi ao Rio de Janeiro uma vez, nunca entrou numa favela e há 1 ano e meio não vem ao Brasil por motivos de estudo e burocracias de visto. Ela caprichou na produção de um vídeo (em língua inglesa) que fala mal do Brasil e sugere ao mundo que NÃO VENHA À COPA!

O fato é que não dá pra generalizar. Há gente boa no Brasil, na Alemanha, na Austrália, na Itália, no Japão... e há muita gente ruim nesses lugares também.
Dizer que criticar resolve o problema é muita cara-de-pau! 

Quando seu filho começa a dar trabalho pra estudar, pra trabalhar... você conversa, aconselha, luta pra dar certo, ou desce o cacete sem dó? Você tenta resolver com ele ou já sai gritando pelo mundo que seu filho não tem jeito? (ahhhh... mas aí tem o amor incondicional...)

Então, "estrangeiros"... vamos tomar jeito! Há duas opções: tentar resolver os problemas ou arrumar as malas e cair fora! Sem cuspir no prato em que comeu, OK?

Até!


Nenhum comentário:

Seguidores