domingo, 24 de outubro de 2010

A bola da vez: O ABORTO

MAIS UM TEMA POLÊMICO: O ABORTO!

Como os seguidores do meu Blog já sabem, gosto de trazer à tona temas polêmicos... Não para provocar, nem para magoar... mas para conversarmos, para esmiuçarmos o tema, para ver como cada um defende a sua opinião.

E como o assunto do momento é o aborto...

Muito se tem discutido sobre o assunto, mas o que mais me incomoda é ver as pessoas falando asneiras, pessoas ditas “religiosas”, “cristãs” dizendo “Não vote em fulana... ela é a favor do aborto”. E outros, contestando: “Vamos votar em branco ou nulo, porque a mulher do candidato sicrano já abortou também”. E eu penso: “Epa! Espere aí! O que a fulana ou fulano REALMENTE dizem sobre o assunto? Eles dizem que apóiam a legalização do aborto, pura e simplesmente? Ou em determinados casos?

E aí os “cristãos” dizem “Não interessa; aborto é crime e pronto!”, “Interromper uma vida é sempre condenável!” Ah, tá...

O que as pessoas confundem demais é que “permissão” não significa “obrigação”. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Se o cigarro é permitido, não significa que todos vão fumar...

Com a permissão de porte de armas, ninguém saiu por aí comprando armas pra ter em casa, saiu?

(Aliás, mesmo com a proibição, aqueles que querem fumar vão fazê-lo de qualquer jeito; e aqueles que se utilizam de armas para cometer crimes vão tê-las de qualquer jeito, com permissão ou não!)

Com o caso do aborto é a mesma coisa. Primeiramente precisamos analisar o que diz a lei. Hoje em dia, aborto é crime, mas há duas exceções: quando a gravidez causa risco de morte para a mãe e quando a gravidez foi resultado de estupro (ato sexual violento). Até aí todo mundo concorda? Ou os religiosos vão dizer que não pode também? (Tudo bem... se quiserem manter a gravidez, é um direito seu... ninguém vai te prender por isso!) Mas existe a PERMISSÃO, nestes casos. Você aborta, se quiser. E com respaldo da lei.

Mas o que vem sendo alvo de críticas é que a candidata a presidente disse que “aborto é tema de saúde pública”.

Não tive tempo de analisar exatamente o que ela disse, se ela explicou isso... sei lá ! (quando penso num tema, tenho que escrever rápido, pra não perder a adrenalina... rsrsrs)

Mas penso que o que ela quis dizer é que o aborto deveria ser reanalisado e que EM CASOS DE SAÚDE PÚBLICA (por exemplo: feto anencefálico), o aborto poderia ser realizado, sem que isso fosse crime.

E aí as pessoas condenam porque não acham certo, porque é um feto, é um ser vivo (respira, tem movimentos).

Segundo estatística realizada em 2008, a cada 3 horas nasce uma criança anencéfala no Brasil (isso eu pesquisei), ou seja: 8 bebês por dia. A anencefalia ocorre por volta do 24º dia de gestação. A gestante nem sabe ainda que está grávida. Quando ela descobre, não há mais o que se fazer.

Aproximadamente 75% dos fetos anencéfalos morrem no útero. Mas alguns têm sobrevida vegetativa que cessa, na maioria dos casos, em 24h ou nas primeiras semanas.

Em geral o diagnóstico é feito durante a ecografia, momento em que as mulheres buscam saber o sexo da criança. Quando constatado, o que ocorre é uma lenta e desesperada busca por tribunais para evitar que o feto alcance 500g ou 20 semanas de gestação e precise ser enterrado. “É uma experiência de tortura” – dizem as mulheres que já passaram por isso.

Imagine ter dentro de si um feto que na maioria das vezes foi planejado, querido, amado, e descobrir, após alguns meses, que ele não sobreviverá (há casos raríssimos em que os bebês chegaram a completar um ano, mas com vida totalmente vegetativa).

Imagine a tortura de saber que tem o bebê, ver sua barriga crescendo, mas não poder comprar uma peça de enxoval, porque a criança não vai se desenvolver!

O médico José Aristodemo Pinotti chegou a dizer que a interrupção da gravidez em caso de anencefalia sequer poderia ser classificada como aborto, porque o feto anencefálico não tem potencialidade de vida.

Então, voltando a legalização ou não, ninguém está dizendo aqui que o aborto deve ser legalizado em qualquer situação, mas apenas em casos como este, onde praticamente não se pode falar em vida...

E o fato de ser legalizado não significa que ninguém será obrigado a abortar... Cada um sabe o que é melhor pra si.

A legalização, nestes casos específicos, propicia às mulheres que estão sofrendo um alívio que tem que ser buscado atualmente nos Tribunais (e que muitas vezes é negado). Com a legalização, estas mulheres poderiam realizar a cirurgia com amparo da lei; poderiam exercer esta opção, que hoje lhes é negada! Sem contar nas pessoas de renda social mais baixa, que já realizam seus abortos (em qualquer situação, e não só nos casos de anencefalia) em verdadeiros “açougues”.

Ou seja, sendo legalizado ou não, o aborto continuará sendo praticado... A diferença é que com a lei eles seriam praticados por pessoas capazes, em clínicas autorizadas, sem perigo para a vida da mãe.

O mesmo poderíamos dizer da legalização das drogas... O fato de se legalizar o uso já evitaria o tráfico, pois não haveria motivo pra traficar se as pessoas pudessem comprar essas tranqueiras na padaria (como fazem atualmente com o cigarro). E nem por isso nós, que não somos usuários, iríamos comprar... Mas isso é tema pra um outro dia!

E você, caro seguidor deste blog: o que pensa deste assunto?

Abraço a todos!

3 comentários:

Bianca disse...

Vou colocar aqui o que já citei no facebook: Na minha opiniao, cada caso é um caso e só sabemos que atitude tomaríamos diante do fato real. Nao tem aquele ditado "a ocasiao faz o ladrao"? De vez em quando, isso é bem verdade!

Fabiola disse...

Minha opinião: Vida nenhuma, seja perfeita ou "com defeito de fabricação" começa ou termina sem que seja da vontade de Deus.Exceto, é claro, no caso de risco de vida da mãe.

Sl.139, 13-16:
"Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

bjk
fa

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra."

Fabiola disse...

Ixi....faltou esse pedaço aqui, ainda....kkkkkk...bk

"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Sl.139,16)

Seguidores