quinta-feira, 28 de outubro de 2010

28 de outubro: Dia do Funcionário Público


Hoje é o dia dedicado ao Funcionário Público.

Segundo definição da Wikipédia: "funcionário público é todo aquele que mantém um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de "Típica de Estado". Geralmente é originário de concurso público, pois é defensor do setor público."

Muitas vezes tenho vergonha de ser funcionária pública. A fama atribuída ao nosso cargo nem sempre é exagerada: funcionários mal-humorados, muitas vezes despreparados (concurso público nem sempre escolhe o MELHOR para a função), mal acostumados... (Perdoem-me os que não se encaixam nesta definição, mas temos que encarar a realidade.)

Por ser uma função pública, é como "não ter chefe"... O seu chefe fica distante, a quilômetros de distância, e nem sabe que você existe (teoricamente). Aí o funcionário se vê no direito de extravasar sua indignação: acha que pode tudo, quer usufruir todos os seus direitos, quer usar todos os artifícios, quer levar vantagem em tudo. Como não há um chefe pra me "podar" (teoricamente), tiro férias, licenças, abonadas, e tudo o que tiver direito.

E aí começa a bola de neve... Pensando estar se "vingando" do Estado, que lhe paga pouco, acaba por lesar seus colegas, que ficarão sobrecarregados com o serviço extra... e também vão querer tirar suas licenças, férias, abonadas etc. E aí começa a confusão: "Se Fulano tirou, também posso"; "Se não assinarem minhas férias, vou direto ao Tribunal", e por aí vai. E quem não usufrui de suas férias, fica com o serviço... E fica estressado, mal-humorado, e desconta tudo em quem? Em quem não tem nada a ver com isso!

O fato mais relevante nessa função é isso: o funcionário público não se enxerga como empregado do povo, do público em geral... Ele é funcionário do Estado, do "Governo", da "Prefeitura". E enxerga esse seu patrão como um carrasco, que lhe paga mal, lhe "suga" ao máximo. Aí, achando estar "ludibriando" seu patrão, lesa os colegas. É por isso que funcionário público é tão desunido! Não se enxergam como um grupo!

O que mais ouço é o seguinte: "Tirar férias é meu DIREITO; se não há funcionários suficientes, o Estado que se vire!" (como se houvesse alguém, no Estado, preocupado com isso...).

Então, na próxima vez que for atendido por um funcionário público estressado, tente entendê-lo: ele se acha sempre lesado; muitas vezes tem que fazer o serviço de outro (que está usufruindo de seus direitos); muitas vezes é mal-preparado e muitas vezes está naquela função por falta de opção mesmo... Mas é uma boa pessoa, pode acreditar!

Feliz Dia do Funcionário Público!



3 comentários:

Samuel disse...

AMEM !

Bianca disse...

Se voce está dizendo... entao, eu acredito! hahahahaha

Érica Lenita Blog´s disse...

Mas eu ainda penso: se não está contente com o que faz... deixa vaga para outra pessoa.

Não é certo nem justo com os colegas de trabalho e com o público atendido agir dessa maneira.

Mas... por outro lado... pode ser que qualquer um de nós que hoje estamos criticando, iria fazer a mesma coisa se estivesse nesta situação.

Então... conforme o Samuel disse aí em cima: Amém!!

Seguidores