segunda-feira, 21 de junho de 2010

PATRIOTISMO DOIDO


Hoje quero escrever sobre um tema delicado.

Nesta época de Copa do mundo quase todo mundo vira patriota de um dia para o outro, berrando aos quatro ventos “Sou brasileirooooo, com muito orgulhooooo, com muito amooooooorrr”...

Mas há também aqueles que querem torcer para outro país (mesmo que nunca tenham ao menos pisado naquela terra), com a alegação de que é “o país de seus ascendentes”.

Vejo isso principalmente com os descendentes de alemães e de italianos.

E é dessas pessoas que quero falar hoje.

Acho realmente incrível que uma pessoa possa se apaixonar tão profundamente por algo que não conhece!

Não quero dizer que qualquer outro país tem defeitos, ou que é pior que o meu, não... Mesmo porque também não os conheço profundamente (conheço o que vejo na televisão e tomo por base o que ouço de alguns parentes que vivem fora).

Na verdade, o que mais me intriga é ver pessoas torcendo para outro país simplesmente porque é a terra de seus avós (ou até bisavós!). Nunca foram lá ( alguns provavelmente nunca irão mesmo), mas defendem aquela terra com um amor... uma dedicação... um patriotismo!

Só consigo entender essa admiração se a pessoa nasceu lá e veio pra cá por causa de trabalho ou outro motivo relevante, ou se morou lá por mais de 15 anos... Mas admirar um país só porque é a terra de seu ascendente... não dá!

Acho que o que mais me revoltou foi saber um dia, pela boca de meu próprio pai, que nossa família (grande parte dela, pelo menos) torce para o time do São Paulo porque é o time que tinha as cores mais parecidas com as da Alemanha!!!!!!! (Dá pra acreditar nisso, gente???) E meu pai só pisou no tão amado país (Alemanha) aos 68 anos!!

O que me revolta é saber que nossos avós/bisavós vieram pra cá pelo simples motivo de que lá não estava tão bom...

Seja pelo fato de que prometeram alguma coisa aqui, ou porque foram enganados, acredito que vieram na esperança de uma vida melhor... ou não?

E aí o neto/bisneto/trineto, que foi educado a amar o país de seus avós/bisavós/trisavós fica idolatrando um país que nem sabe que ele existe...

Os países europeus são de Primeiro Mundo? Simmm! As coisas naqueles países realmente funcionam! O povo é mais educado, as leis são cumpridas, não há tanta violência e a miséria é controlada...

Mas se for pra você ficar “puxando o saco” deles, mude-se para lá!

Porque, por enquanto, é daqui que você tira o seu sustento!

É o que eu penso!

8 comentários:

Unknown disse...

Revoltada Cibele ?!
Meu pai é um desses.. aliás ele é anti-brasil.. vc deve conhecer bem, pois ele é mais ou menos igual ao seu pai... heheh
Eu, já não torço nem 'distorço'.. hahah..
Bjão

Lilian disse...

Ok... não precisa ser patriota de uma pátria que não é sua... Mas gostar a gente pode, né? ;)

Eu gosto muito de alguns países, pq conheci pessoas de lá, ou pq trabalho numa empresa de fora, ou pq tive a oportunidade de conhecê-los...

Não é patriotismo, porque sim - Sou Brasileira, com muito orgulho-ô-ô - mas gosto muito da Alemanha e do Chile por exemplo... Mas não sou tão ligada na Itália, país sim ao qual tenho direito a cidadania e poderia me facilitar a vida em algum momento que precisasse sair do país...

Enfim, nem concordo, nem discordo, só quero é viajar!!! ;) Porque conhecer outras culturas ensina muito pra gente... Ensina a reconhecer as coisas boas do nosso país e mostra que existem possibilidades melhores em outros lugares que poderiam ser utilizadas por aqui tb... (pena que nossos governantes não pensem assim... porque esses sim viajam pra caramba e parece que não aprendem nada...)

Ooops, acho que mudei de assunto... rsrsrsrsrs...

Bjo e boa semana, com mais gols do Brasil!

Li
http://viajemaispormenos.blogspot.com

Érica Lenita Blog´s disse...

Mas na nossa família todos torcem para a Alemanha... pode ver! Seja novo, velho, ter conhecido ou não a Alemanha... Sempre foi assim.

E vai tentar mudar a cabeça desse povo?! Alemão é tudo cabeça dura mesmo...

Nasci aqui... por isso sou mais Brasil!!!!

Alberto disse...

Q tal trabalhar um pouco ao inves de ficar falando merda? Ou cozinhar, lavar, passar?

Fabiola disse...

Bom... eu nao consigo torcer mais pra um do que pra outro: 19 anos de Brasil e 19 anos de Alemanha (agora vai, pode fazer as contas pra saber minha idade....nao to nem aí....kkkkk). Torço pros dois!!
Mas, Cibelelezinha....nao fica braba com seu pai e outros que gostam da Alemanha, afinal, eles foram criados com costumes, idioma e até comidas alemãs (foi seu pai mesmo que falou que o pao daqui tinha o gosto do pao que a mae dele fazia(ou a vó?))....rsrs....isso nao tem a ver com a geografia mas sim com tradições e alem de tudo acho que torcida de futebol e patriotismo nao tem nada a ver uma coisa com outra, é pelo time que se torce e nao pelo país !E tem mais: torcer pra dois times é muito bom, quando um cai fora, ainda tem o outro!!!
E vc, ALBERTO, o que acha ???? (eu ja lavei, passei e cozinhei hoje, tá?).

Fa Denzin disse...

LIBERDADE DE EXPRESSÃO É TUDOOOOO!!!!

Vamo trabaiá genti! kkkk.. alguém quer dividir as roupas pra passar comigo? Tem um montão aqui.

Lilian disse...

Oie!
Tem selinho pra vc lá no meu blog de viagens!
Bjos!!!

Lilian
http://viajemaispormenos.blogspot.com

Bianca disse...

Cansei de ver esse post... CADE VOCE???? Vou colocar o Datena pra te procurar!!!!!! SAUDADE!

Seguidores