segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A moral e as circunstâncias - Parte 2

O título pode parecer estranho, mas considero este texto como parte de uma outra postagem, de vários meses atrás, com o título " A moral e as circunstâncias" (texto de Danuza Leão, é claro).

Portanto, quem não o leu e quer saber do que se trata, é só dar uma espiadinha em postagens anteriores.

Mas esta parte 2 não é baseada em texto da Danuza, mas em pensamentos meus mesmo. Seria um complemento à idéia de Danuza.

O assunto do momento é a "Operação Caixa de Pandora", onde o presidente da Câmara Legislativa do DF é flagrado guardando propina nos bolsos e em suas meias... E não só o presidente, como vários outros deputados.

O Fantástico mostrou diversos vídeos, feitos por um deputado que está envolvido em outros escândalos e a sociedade pode constatar quanto dinheiro é "distribuído" a pessoas que lá estão para representar o povo...

É claro que nossa primeira reação é a de revolta, de indignação. Mas você já chegou a se perguntar se não teria feito o mesmo?

Quero deixar BEM CLARO que sou totalmente contra esta idéia, que não quero defender ninguém e muito menos incitar, sugerir qualquer coisa... mas penso que é muito fácil criticar quando não se está lá!

E, como disse a Danuza em seu texto, nossa moral vai sempre depender das circunstâncias...

Você pode achar horrível e se indignar com quem entra à sua frente no trânsito, mas vive "atrapalhando" a saída das pessoas no elevador, no metrô, sem ao menos se dar conta de que faz a mesma coisa daquele que te fechou no trânsito!

Você acha uma absurdo que algumas famílias "sem necessidade" recebam o Bolsa-Família do governo Federal, mas colocou seu nome na listagem de Cestas Básicas da sua igreja (afinal, "todo mundo faz isso...).

Você acha o cúmulo ter que pagar um salário mínimo pra que sua ex-mulher cuide do seu filho, mas também não quer assumir a guarda da criança pois sabe dos gastos que ela dá.

Você critica os políticos em geral pelas propinas, mas se estivesse lá, pensaria: "De que adianta EU ser honesto/a? Todos vão receber! E se eu não pegar, alguém vai ficar com a minha parte!"

Pois é assim mesmo a lógica atual... "Vou pegar, porque senão outro pega"!

E essa "moral" também pode ser observada no comportamento das pessoas no trânsito. O egoísmo das pessoas é tão grande que, ao observar que há pessoas querendo entrar (num cruzamento), aceleram seus carros para que a outra não consiga entrar!

E isso se repete em ultrapassagens (a pessoa vê que você está querendo retornar à pista da direita, mas acelera o carro).

Outro dia fui ao laboratório pra buscar o resultado de uns exames. Era sábado e o Fábio estava ao volante. Ele "embicou" o carro no estacionamento do laboratório e eu entrei, à pé, para pegar o resultado. Foi uma coisa muito rápida (nem 5 minutos) e quando voltei, ele ainda estava com o carro na calçada, no mesmo lugar. (Aos sábados há muuuuita gente fazendo exames, e o estacionamento estava lotadíssimo). Havia apenas UM carro atrás de nós, que também queria entrar no estacionamento. Quando me dirigia ao motorista do carro de trás para pedir que ele desse espaço para que saíssemos por ali mesmo, ele já começou a berrar e gesticular: "NÃO VOU DAR RÉ! NÃO VOU!".

Me espantei com a atitude daquele "ser humano"; afinal, bastaria que ele desse ré e sairíamos sem o menor embaraço. Indignada, mas de certa forma com medo, apenas repliquei: "Não precisa ficar nervoso; só te pedi um favor, e com educação." E ele não saiu mesmo.

Ficamos "presos" no estacionamento por uns 10 minutos ainda, com o resultado já nas mãos. Precisamos aguardar que todos se "ajeitassem" no local para, enfim, conseguirmos sair pelo outro portão. Apenas "passeamos" pelo estacionamento. Tudo por causa da intolerância daquele ser humano.

Confesso que também já fiz essas coisas - e me custou bem caro. Meses atrás, ao querer impedir a passagem de um carro que me ultrapassava pela direita, dando uma de espertinho, (eu estava na faixa do meio), acabei por colidir com outro carro, que não tinha nada a ver com a história. Por sorte, nada aconteceu com o carro da frente, mas o meu prejuízo foi bem ruim... além da vergonha - é claro - afinal o cara que me causou aquilo tudo foi embora e eu fiquei com o prejuízo! Por pura intolerância!

Mas fica aqui uma lição: antes de falar dos outros, tente observar as suas atitudes!
Observe se você também não agiria da mesma forma...
A mudança de tudo começa dentro de nós!
Pense nisso!
Boa semana a todos.







2 comentários:

Érica Lenita Blog´s disse...

Isso é bem verdade!

Unknown disse...

Muito bom esse assunto sobre religião. Não gosto muito de discutir sobre isso, por que acho que cada um tem seu entendimento e querendo, ou não, em uma discussão sempre um acaba querendo impor o seu entedimento pro outro. O trecho do livro também foi muito bem colocado.
Parabéns pelo blog!

Seguidores