terça-feira, 28 de abril de 2009

28 de abril: Dia da Sogra!




Reservou-se às sogras o dia 28 de abril. Quase ninguém sabe dessa data e muito menos comemora, afinal, a sogra é o ser mais injustiçado do mundo.




Existem milhares de piadinhas sobre elas e - se não na totalidade - 90% delas fazem da sogra uma bruxa. A sogra é tratada como vilã, como xereta, como bisbilhoteira, como mandona etc.




Mas hoje vou partir para a defesa delas!




É preciso lembrar que antes de ser "a sogra" ela foi "a mãe"! Isso faz toda a diferença. E muitas vezes explica o fato do filho/da filha partir em defesa dela... Afinal, MÃE é coisa sagrada! (com raras exceções).




O estranho ocorre quando o filho/a filha parte em defesa do cônjuge!... Aí só há duas explicações: ou a sogra realmente passou dos limites, ou o filho/a é um ser muito ingrato!




Vamos voltar ao "x" da questão - toda sogra necessariamente é mãe! Então vamos partir do começo:




Quando nasce um bebê, mamãe e papai se desdobram para cuidar do rebentinho: são horas e horas de dedicação, de carinho, de cuidados: alimentação, higiene, educação, cuidados com a saúde... E o filhotinho cresce forte e feliz. Aí, num dia qualquer, a filhinha/o filhinho conhece o filhinho/a filhinha de alguém e começam a se engraçar... e a mamãe começa a ficar de lado...




(abro um parênteses aqui pra falar que achei muito bonitinha uma frase que vi no Orkut de uma mamãe... estava escrito algo assim "Eu sou a pessoa mais importante da vida do 'fulano', pelo menos por enquanto...")




Passa-se mais um tempo e os dois (o filho da mãe com a filha de outra mãe) resolvem se casar. E aí começa a encrenca. Geralmente, é claro, a coisa se dá entre nora e sogra (entre genro e sogra é mais difícil), afinal, agora nora e sogra são "concorrentes": a nora assume o papel da mãe, pois é ela que vai cozinhar, cuidar, administrar o novo lar do "filhinho da mãe".




Aí, quando a sogra diz: "O 'Gê' adora frango ensopado", a nora já se acha no dever de fazer o melhor frango ensopado do mundo, afinal, se o 'Gê' gosta, ela fará (e melhor do que o da "D. Jararaca" - sim, a "D. Fulana de Tal" de uma hora pra outra vira "D. Jararaca"...)




Não seria mais simples se a nora deixasse de lado o orgulho e fosse comer o tal frango ensopado na casa da sogra, de vez em quando? Deixaria a sogra feliz e não precisaria cozinhar!!!...




Mas se você quer ver a coisa "pegar fogo" mesmo, espere o nascimento do neto da sogra!


Se a sogra quer ver o bebê a toda hora, é uma intrometida; se quase não o vê, é uma avó ausente... Mas com a avó materna é diferente: essa sim, sabe dar palpites certos, é uma avó carinhosa - sempre presente; ou é uma avó "sem tempo" para ficar com o netinho...coitada!




Há uma nítida diferença por parte das mulheres em aceitar os conselhos da sogra, mas os da mãe sempre são bem-vindos. Isso é até natural; mesmo porque com nossa mãe temos mais liberdade para falar quando é hora de parar. E por que não transformar a sogra numa segunda mãe, então??




Lendo essas bobagens você enxergou alguém da sua família? Ou enxergou a si mesmo?




Se você já tem filhos, lembre-se de que você provavelmente também será sogra um dia! Como gostaria de ser tratada?




Minha mãe sempre me dizia: "Trate bem a sua sogra; ela é mãe do seu marido!" Talvez seja por isso que eu me dê bem com a minha. É claro que já passei pela fase da "concorrência", e hoje rimos juntas das diferenças que tivemos.




A partir de hoje, pense nisso:




- Ela liga demais? Talvez tenha batido uma carência... (sua mãe não te liga também?)




- Ela quase não liga? Será que não foi você que a afastou?




- Ela quer fazer o "frango ensopado" pro 'Gê' ? Deixe que faça! Elogie também e faça parte da mesa!




- Ela mima demais os seus filhos? E que avó não mima? Isso, aliás, é função delas!




E caso esteja ultrapassando "um pouquinho" os limites, nada como uma conversa franca, mas amigável.




Se estiver lendo este texto e ainda for tempo, dê uma ligadinha pra sogra hoje... ela vai ficar feliz! Se não houver tempo, anote na agenda pra não esquecer no próximo ano: Dia 28 de abril é Dia da Sogra!

2 comentários:

Unknown disse...

O texto esta confuso demais!!!
Existem 3 pessoas em 1 que devem ser diferenciadas:
1 - A Iludida…digo..mãe: A pessoa de maior mau gosto do mundo onde realmente acredita que sua “cria” é bebê mais lindo do universo (mesmo tendo uns 45 anos) e è uma forma de exemplo de criança que o Ministério da Educação deveria utilizar para propagar o bom ensino mundial.

2 - A Vó: O exemplo de amnésia permanente sobre tudo o que foi realizado na educação dos próprios filhos exclamando…Não façam uma advertencia assim para meu (minha) netinho (a) …coitadinho (a)..….assim “meu” bebezinho ficará traumatizado…… comenta com todo orgulho para todas as vizinhas que seu (sua) netinho(a)..é a única pessoa que esta marchando certo no desfile da escola ….ohhh quanto orgulho…e sabe exatamente que essa criancinha tem fome 24,5 horas por dia e que os pais (filho/filha/genro/nora) nao fazem a menor ideia de como se deve educar um anjinho como seu neto (neta)…

3 - A Jararaca…digo..sogra: A sabedoria em forma humana!! Sabe exatamente que, dentre toda a população mundial, seu filho ou filha escolheu casar justamente com a única pessoa que realmente nao è o partido exemplar ao nível de estar sob suas asas de proteção familiar….Incrivel como esse(a) “filho (a) da sogra”, apesar de ter tido a melhor educação do mundo, escolheu “isso” para ser o/a maquiavélico genro/nora!!! Mas…ela (a víbora) sabe que, apesar da tolice cometida pela pessoa mas indefesa do mundo, (filho ou filha na escolha “daquilo” como conjuge) … … com seus sabios conselhos, irá ensinar, doutrinar e retificar essa escolha tão errada e torna-la (genro ou nora) menos desagradavel…..ohhh como meu (minha) filho (a) è feliz em ter uma mae como eu…apesar de ter escolhido esse traste como marido (esposa) estarei sempre pronta com meus conselhos sagrados apontando todos os erros que eles nao percebem…exclamando sempre…ohhh..que pessoa feliz è esse meu genro/nora em ter uma sogra m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a. como eu….

Ou seja…incrível..existem 3 espiritos (óinck…óinck.) em uma só pessoa….

Conselhos:
Mulheres….nao critiquem tanto suas sogras….vcs serão igualzinhas….
Homens….antes de se casarem..olhem bem as sogras..ela é o espelho exato de sua eleita daqui a uns 30 anos….

Sou um privilegiado : Tenho a melhor sogra do mundo!!! Mora a 11.000 Km de distância, è bonitona (e, garantindo que a fruta nao cai longe do pé …minha amada esposa irá manter a herança da beleza).. e me da chocolates de presente pois sabe que sou e estou lindo e maravilhoso e nao necessito de regimes.... por isso…viva a MINHA sogra…hipp hipp hurra!!! E voces…simples mortais…procurem um psicólogo e tenham um bom estoque de soro antiofidico pra aguentar as vossas…..

Lilian disse...

Querida Cibim! Só você!!!

Bom... eu particularmente só tenho a agradecer à minha sogra... Sem rasgação de seda e do fundo do coração, ela criou 4 filhos maravilhosos... E ainda aguentou o primogênito lindo maravilhoso decepcionado com uma tranqueira de nora que ele tinha arrumado pra ela...

No fim não teve jeito... a tranqueira retornou (no caso "eu") e ela me recebeu de braços pra lá de abertos... Ela e toda a família...

Ela com certeza é uma pessoa iluminada, tranquila, super "na dela", amorosa e tudo mais... E agora então, está se revelando uma super avó também, graças a minha cunhada que providenciou o fofo do Gustavo para iniciar o clã dos Griebeler de Oliveira...

E, pelo Ro eu tb posso dizer, a sogra dele é o máximo... Mora na distância inadequada (e vai piorar, é verdade), mas tem amor transbordando para todos nós... ;)

E no fundo, eu imagino que o maior orgulho de uma mãe é poder criar o melhor filho para a melhor filha de outra mãe, e vice-versa... ;)

Obrigada pela lembrança!

Vou ligar já já pra minha sogra...

Bjos,

Li

----

Para o CLÓVIS... essa sogra aí de cima, já tem dona!!! Pode ficar com a sua (que é linda tb) e deixar a minha por aqui... ;)

Seguidores